O Núcleo de Educação Permanente
em Saúde tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação
Permanente em Saúde.
"A Educação Permanente é
aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao
cotidiano das organizações e ao trabalho. A educação permanente se baseia
na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas
profissionais. A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho,
ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita
a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os
conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Propõe que os processos
de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do
processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e
desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde
das pessoas e populações. Os processos de educação permanente em saúde têm como
objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização
do trabalho" (BRASIL, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Brasília: MS, 2009, p. 20).
Nesse sentido, a Educação Permanente se constitui em
estratégia para desenvolver os serviços de saúde, pois implica em constante
atualização por meio de ações intencionais e planejadas voltadas ao
fortalecimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que repercutem no interior
das relações e processos desde o microcosmo da equipe, até as práticas
organizacionais, interinstitucionais e intersetoriais a implicar nas políticas
em que se inserem as ações em saúde.
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde desenvolve
suas atividades nos diferentes eixos:
- Educação em Serviço compreende atividades de desenvolvimento dos profissionais que atuam no HUSM, por meio de cursos, palestras, seminários de capacitação interna e externa.
- Educação em Saúde para pacientes e acompanhantes, desenvolvida por meio de grupos de trabalho sobre temáticas de saúde que interessam à população.
· Integração ensino-serviço, a qual tem por objetivo integrar os profissionais de saúde (área médica, assistencial e administrativa), docentes e acadêmicos visando constituir um trabalho em equipe por meio de ações interativas, com vistas à inserção destes sujeitos em programas institucionais conforme as necessidades do serviço e do ensino, e por meio de visitas institucionais de profissionais de saúde e estudantes da área da saúde. Também, envolve projetos de extensão para a Rede Pública de Saúde que se desenvolvem acerca das políticas do SUS em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa;
Convém ressaltar que dentro da estrutura do NEPS, há o
Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (NEPE), o qual busca subsidiar a
organização/construção do processo de trabalho da enfermagem (qualificação,
autonomização) através do desenvolvimento de um novo modo de pensar-fazer
crítico-reflexivo, comprometido com a busca constante do crescimento pessoal e
profissional.
O núcleo é composto por enfermeiros, integrantes de diferentes setores e unidades do HUSM, e se efetiva com reuniões semanais, nas quais são discutidos os processos de trabalho da enfermagem, bem como o desenvolvimento de capacitações, cursos e diferentes metodologias.
O núcleo é composto por enfermeiros, integrantes de diferentes setores e unidades do HUSM, e se efetiva com reuniões semanais, nas quais são discutidos os processos de trabalho da enfermagem, bem como o desenvolvimento de capacitações, cursos e diferentes metodologias.
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